Estratégias e vantagens na utilização de adjuvantes surfactantes

11/11/2022

Autor: Ana Flávia Villa e Maickon Balator

No cenário atual da agricultura brasileira, é muito importante o conhecimento de técnicas para aplicar o produto biologicamente ativo no momento certo, com menor custo e impacto ambiental. Diante desse contexto, os adjuvantes agrícolas possuem um papel fundamental para reduzir as perdas e melhorar a funcionalidade dos defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.

Por definição, adjuvante pode ser classificado como qualquer composto sem propriedade fitossanitária, exceto a água, que é acrescido numa preparação de defensivo agrícola para facilitar a aplicação, aumentar a eficiência ou diminuir riscos (KISSMANN, 1998).

Nesse sentido, a Vittia possui um portfólio de adjuvantes, denominado linha Active, composto por produtos que garantem ao produtor rural as melhores opções para ser mais assertivo em cada pulverização.

Figura 1: família de adjuvantes Active.

Além disso, temos a satisfação de informar ao mercado o mais novo adjuvante para auxiliar o produtor rural a alcançar mais eficiência em suas pulverizações. Trata-se do Auranttia®, recomendado para caldas de pulverização de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.

Funcionalidade

A utilização do Auranttia® é uma alternativa de alta tecnologia, pois a performance de espalhamento/molhamento dada pela redução da tensão superficial auxilia na melhor cobertura da superfície foliar, potencializando a penetração de defensivos químicos e biológicos e de fertilizantes.

Figura 2: adjuvante Auranttia®

Referências

KISSMANN, K. G. Adjuvantes para caldas de produtos fitossanitários. In: GUEDES, J. V. C. & DORNELLES, S. B (Org). Tecnologia e segurança na aplicação de agrotóxicos: novas tecnologias. Santa Maria: Departamento de Defesa Fitossanitária; Sociedade de Agronomia de Santa Maria, 1998. P. 39-51.

Fale com a gente

Cadastre-se no formulário ao lado e receba todas as novidades da nossa Newsletter.