Palavra do Especialista

Confira as novidades do mercados e do mundo agro com os melhores especialistas

Grupo Vittia recebe selo do Programa Adjuvantes da Pulverização

Das centenas de empresas de adjuvantes para uso agrícola no Brasil, apenas seis possuem a certificação junto ao IAC-CEA.                                                                                                                         

O Grupo Vittia tem o objetivo de levar mais produtividade e sustentabilidade ao produtor rural; e como resultado de sua atuação recebeu com muita satisfação o selo do Programa Adjuvantes da Pulverização, criado para certificar a funcionalidade dos adjuvantes. Trata-se de uma iniciativa de caráter público-privado, liderada pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O programa é coordenado pelo Dr. Hamilton Ramos, pesquisador da instituição.

Com o objetivo de aprimorar as formulações de seus adjuvantes, o Grupo Vittia iniciou uma parceria com o IAC-CEA em 2015. Desde então, realizou uma série de ensaios de funcionalidade, dentre eles, o efeito redutor de deriva. O objetivo foi garantir ao produtor rural menos perdas por deriva durante as pulverizações e, consequentemente, mais eficiência nas aplicações e mais sustentabilidade, com menor risco ao meio ambiente. O selo do Programa Adjuvantes para Pulverização é fruto dessa parceria.

No mercado nacional há centenas de fabricantes de adjuvantes, mas apenas seis empresas receberam o selo, entre as quais o Grupo Vittia, a primeira empresa a iniciar esse projeto.

José Roberto P. de Castro, Diretor de Marketing do Grupo Vittia, recebe certificação do Dr. Hamilton Ramos, pesquisador da instituição IAC-CEA

A Linha Active, do Grupo Vittia, foi criada para oferecer melhor performance aos produtores. Ela é composta por cinco adjuvantes com funções específicas, sendo que cada produto terá maior assertividade nas pulverizações durante o ciclo das culturas. Além do efeito redutor de deriva dos produtos da Linha Active, há outras funções muito relevantes, como efeito umectante, espalhante, tensoativo e penetrante, que também fazem parte do projeto de avaliação junto ao CEA-IAC.

“Associar um adjuvante de funcionalidade imprecisa a um defensivo de boa qualidade coloca em xeque o investimento na lavoura”, afirma o coordenador do programa, o pesquisador Dr. Hamilton Ramos.

A perda por deriva é uma das grandes preocupações dos agricultores, não só do Brasil. Ela gera muitos prejuízos ao produtor, que tem o grande risco de perda de eficiência dos defensivos agrícolas devido à menor quantidade de princípio ativo que chega ao alvo. Além disso, as gotas derivadas podem aumentar o risco da contaminação ambiental e causar fitotoxicidade em lavouras sensíveis, próximas à área aplicada.

Os adjuvantes da Linha Active têm o potencial de reduzir de forma significativa as perdas por deriva, ao eliminar as gotas muito finas durante o processo de pulverização – o que garante uma maior eficiência dos produtos fitossanitários.

Desde novembro 2017 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decidiu cancelar todos os produtos registrados exclusivamente como adjuvantes, e nesse contexto a certificação ganhou uma importância ainda maior: “O mercado de adjuvantes é extremamente competitivo e o selo conquistado pelo Grupo Vittia, conferido por um órgão de pesquisa renomado, oferece mais segurança ao produtor”, afirma o gerente de Tecnologia de Aplicação do Grupo Vittia, Maickon Balator.

José Roberto P. de Castro, Diretor de Marketing do Grupo Vittia, discursando durante Cerimônia de Premiação IAC-CEA

Com a certificação, o Grupo, que há 50 anos é reconhecido por promover a sustentabilidade na agricultura nacional, poderá estampar o novo selo nos rótulos de seus adjuvantes e auxiliar os produtores a fazerem a melhor escolha para as suas lavouras, com a segurança de adquirir um produto de qualidade. A participação da Vittia no Programa de Certificação de Adjuvantes do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), é mais uma demonstração do compromisso da empresa na entrega de soluções efetivas ao produtor rural, diz o diretor do Grupo Vittia, José Roberto Pereira de Castro.

Quer saber mais sobre as nossas soluções para pulverização? Então clique aqui e encontre o Especialista Vittia mais próximo da sua região. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e até agendar uma consulta técnica. Estamos te esperando!

Gostaria de saber mais?