Palavra do Especialista

Confira as novidades do mercados e do mundo agro com os melhores especialistas

Sustentabilidade em pauta

Vittia divulga relatório anual e destaca inclusão do pilar ESG em seu planejamento plurianual.

A inclusão de sólidas práticas ESG  no planejamento estratégico plurianual está entre os destaques da Vittia em seu Relatório Anual de Sustentabilidade, que acaba de ser divulgado pela empresa em seu site. O plano estratégico, responsável pelo direcionamento macro de negócios e operações, projetos, cenários internos e externos e perspectivas futuras, foi atualizado para o período 2023-27, com a contribuição ativa de integrantes da diretoria, de conselheiros, consultores e colaboradores.

Vale lembrar que, no âmbito do desenvolvimento sustentável, a Vittia é protagonista há pelo menos cinco décadas, sempre avançando em suas diretrizes e práticas de gestão integrada e de sustentabilidade. A ênfase na biotecnologia, com o sucesso das linhas de biodefensivos, organominerais e bioestimulantes, é prova disso. Adicionalmente, a evolução na parte de governança, a preocupação crescente com a gestão ambiental e os avanços em responsabilidade social são reflexos deste movimento.

Para o CEO da empresa, Wilson Romanini, prova de que esta é uma evolução global é a percepção clara, tanto para agricultores quanto para o público urbano, de que novas tecnologias e insumos modernos e de qualidade são chave para maior produtividade e a competitividade brasileira, ao mesmo tempo em que representam segurança para a saúde humana e para o meio ambiente – hoje, e para as próximas gerações.

Segundo ele, embora os agricultores já estejam familiarizados com os biofertilizantes e inoculantes, os biodefensivos ainda são novidade para muitos. “Por isso, é necessário construirmos um histórico de eficácia das tecnologias nas principais culturas. Incrementamos investimentos em P&DI, fortalecendo a disseminação de soluções biológicas efetivas e eficientes para o produtor rural, visando ao aumento da qualidade e da produtividade e contribuindo para a produção sustentável de alimentos”. O executivo afirma que o planejamento da Vittia segue pautado pelo gigantesco potencial do mercado de produtos biológicos, que deve crescer muito nos próximos anos. “Um mercado que pode chegar a 2026 movimentando, globalmente, US$ 18,5 bilhões”, afirma Wilson.

O Relatório de Sustentabilidade recém-divulgado traz ainda, entre os destaques do último ciclo, a renovação do Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura a empresas que desenvolvem boas práticas de integridade e ética, e a adesão da empresa ao Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com os princípios do Pacto e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A atuação destacada da empresa foi chancelada pela conquista de premiações como o Prêmio Eco Amcham, menção honrosa no Prêmio Abrasca Relatório Anual (quesito Governança Corporativa) e no 20º Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas.

A íntegra do Relatório de Sustentabilidade Vittia 2022 está disponível em vittia.com.br.

Sobre a Vittia

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R$ 851 milhões.

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

Mais informações no site e nas redes sociais Youtube, Instagram, Linkedin e Facebook.

Clique para acessar os relatórios de sustentabilidade Vittia 2022:

PortuguêsInglês

 

Gostaria de saber mais?