Palavra do Especialista

Confira as novidades do mercados e do mundo agro com os melhores especialistas

Grupo Vittia apresenta bionematicida mais completo do mercado

No-Nema possui amplo leque de alvos e traz nova opção de aplicação para uso via foliar, além do já conhecido tratamento de sementes e sulco de plantio

Danos de nematoide em raiz de soja. Fonte: Equipe Vittia

Em um momento em que os nematoides presentes no solo brasileiro afetam diversas culturas com prejuízos aproximados de R$ 35 bilhões por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o agricultor passa a contar com um importante aliado para o controle efetivo de nematoides com múltiplas formas de aplicação. Trata-se do No-Nema, do Grupo Vittia, um nematicida e fungicida biológico altamente eficaz no manejo de fitonematoides, além de controlar fungos que causam podridão de raiz.

Dentre os produtos disponíveis para o manejo de fitonematoides aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o No-Nema se destaca por ter um maior leque de possibilidades para aplicação, com a novidade para a uso via foliar. Essa nova forma de aplicação apresenta os mesmos benefícios que via tratamento de sementes e via sulco de plantio, porém, com um grande diferencial: a indução de resistência das plantas.

O No-Nema possui eficácia no controle de diversos nematoides, como: Meloidogyne javanica (Nematoide-das-galhas); Meloidogyne incognita (Nematoide-das-galhas); Heterodera glycines (Nematoide-de-cisto) e Pratylenchus brachyurus (Nematoide-das-lesões), cujas espécies são as de maior ocorrência no Brasil e afetam diversas culturas, além do controle de Fusarium verticillioides.

Área de soja com aplicação de No-Nema comparado ao padrão fazenda 7 dias após o plantio em Cristalina-GO – Imagem: Luís Fernando Ribeiro de Carvalho, Grupo Vittia
Área de soja com aplicação de No-Nema comparado ao padrão fazenda 20 dias após o plantio em Cristalina-GO – Imagem: Luís Fernando Ribeiro de Carvalho, Grupo Vittia

 

Nematoide Pratylenchus em microscopia – (Imagem enviada pela pesquisadora Karoline Gunther)

Somente na cultura da soja, os nematoides causam perdas de cerca de R$ 15 bilhões por ano de acordo com a SBN. Os nematoides são vermes que parasitam as raízes, sendo também porta de entrada para fungos de solo, causando prejuízos como diminuição no porte de plantas, amarelecimento da cultura, menor absorção de água e nutriente, acarretando fortemente na queda de produtividade, além de prejudicar as culturas e plantios seguintes. “O problema tende a aumentar se não controlado, por isso seguimos com os estudos que comprovaram a eficácia da aplicação via foliar, inclusive com a possibilidade de potencializar o manejo já realizado no tratamento de sementes ou sulco de semeadura, tornando a proteção mais completa no controle de nematoides”, ressalta Bernardo Vieira, gerente de produtos biológicos do Grupo Vittia.

saiba mais sobre o no-nema

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Então clique aqui e encontre o especialista Vittia mais próximo da sua região. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e até agendar uma consulta técnica. Estamos te esperando!

Gostaria de saber mais?