Palavra do Especialista

Confira as novidades do mercados e do mundo agro com os melhores especialistas

Acabe com a cigarrinha-do-milho usando Bovéria-Turbo

O uso do Bovéria-Turbo no manejo da cigarrinha do milho traz uma excelente ação de controle da praga, reduzindo a transmissão do complexo de enfezamento do milho e ação prolongada com efeito residual

Ensaio de cigarrinha consultoria Agrobelts feitas pela Mirian Rabelo em Uberlandia/MG                                                                                                        

Nas últimas safras de milho foi possível observar um aumento progressivo no nível de infestação de uma importante praga vetora de microrganismos causadores das doenças do complexo de enfezamento e virose (enfezamento-pálido, enfezamento-vermelho e virose-da-risca) na cultura, a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).

As perdas ocasionadas pelas doenças do complexo de enfezamentos e virose podem ser muito altas, especialmente em lavouras cultivadas sem uma integração de estratégias que visam reduzir a população de cigarrinha do milho.

Ensaio de cigarrinha consultoria Agrobelts feitas pela Mirian Rabelo em Uberlandia/MG

Existe um estado de alerta e preocupação com o impacto que essa praga pode causar na safra deste ano, já que diversos fatores podem favorecer a presença da praga no campo como o cultivo de milho uma boa parte do ano o que gera uma ponte verde, milho tiguera que fica de uma safra para outra podendo ser uma fonte de contaminação do inseto, plantios de diferentes idades e o não uso das estratégias do manejo integrado de pragas (MIP).

O entomologista Germison Tomquelski da consultoria Desafio Agro destaca algumas estratégias de manejo da cigarrinha do milho: “ A primeira estratégia é eliminar o milho de tiguera então é muito importante essa medida nas lavouras de soja desta safra, segunda medida muito importante é a escolha de materiais com maior tolerância e por último adotar as estratégias de manejo integrado de pragas que nós podemos destacar o tratamento de sementes, que faz um bom controle na fase inicial, as pulverizações com produtos químicos e também uma medida que nos últimos anos vem ganhando espaço e para a cigarrinha-do-milho é muito interessante, o controle biológico.” O pesquisador ressalta que nos seus trabalhos nos últimos 5 anos, o controle biológico associado ao manejo químico tem resultados muito interessantes e com certeza eles têm complementariedade.

Dentro do MIP a adoção do controle biológico para o manejo de cigarrinha tem crescido ano após ano e o uso de produtos à base de fungos entomopatogênicos demonstrado alta eficiência a campo.

A pesquisadora entomologista da Fundação Chapadão Suelen Moreira ressalta que o uso do biológico no manejo da cigarrinha do milho pode ocasionar um efeito adicional de controle quando usado integrado ao químico: “A eficiência de controle de produtos químicos pode ser incrementada quando se utiliza a associação químico e biológicos. Além disso, é possivel aumentar o período entre as aplicações já que os produtos biológicos principalmente fungos entomopatogênicos podem ter uma persistência no campo, com isso o produtor ganha um de reentrada na lavoura. Por fim, também é possível reduzir o número de aplicações de inseticidas químicos em até 50% na melhor das hipóteses.”

Neste sentido, nós do Grupo Vittia, apresentamos a Bovéria-Turbo, um inseticida biológico altamente eficiente. Ele é formulado com o fungo Beauveria bassiana IBCB66 e possui alta concentração e pureza.

Quando aplicado, age sobre o inseto colonizando-o até a morte, produzindo esporos do fungo que se disseminam pela área, infectando novos insetos e, garantindo assim, residual de controle.

Cigarrinha-do-milho colonizada pela Bovéria-Turbo – Imagem por Marina Nanzer na cidade de Chapadão do Sul/MS

A Bovéria-Turbo, tem demonstrado alta eficiência com ação prolongada no campo, com grandes chances de atingir insetos migradores e novas gerações, além de não causar resistência de pragas e poder ser integrado nas aplicações com os químicos.

Acabe já com cigarrinha do milho e tenha uma lavoura sadia. Conheça mais sobre essa tecnologia Vittia. Para maiores informações sobre a a Bovéria, acesse: https://vittia.com.br/produto/boveria-turbo/ 

Quer saber mais sobre as nossas soluções para acabar com a cigarrinha-do-milho? Então clique aqui e encontre o Especialista Vittia mais próximo da sua região. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e até agendar uma consulta técnica. Estamos te esperando!

Gostaria de saber mais?