Controle Biológico

Vittia apresenta bionematicida mais completo do mercado

No-Nema possui amplo leque de alvos e traz nova opção de aplicação para uso via foliar, além do já conhecido tratamento de sementes e sulco de plantio

Danos de nematoide em raiz de soja. Fonte: Equipe Vittia

Em um momento em que os nematoides presentes no solo brasileiro afetam diversas culturas com prejuízos aproximados de R$ 35 bilhões por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o agricultor passa a contar com um importante aliado para o controle efetivo de nematoides com múltiplas formas de aplicação. Trata-se do No-Nema, do Vittia, um nematicida e fungicida biológico altamente eficaz no manejo de fitonematoides, além de controlar fungos que causam podridão de raiz.

Dentre os produtos disponíveis para o manejo de fitonematoides aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o No-Nema se destaca por ter um maior leque de possibilidades para aplicação, com a novidade para a uso via foliar. Essa nova forma de aplicação apresenta os mesmos benefícios que via tratamento de sementes e via sulco de plantio, porém, com um grande diferencial: a indução de resistência das plantas.

O No-Nema possui eficácia no controle de diversos nematoides, como: Meloidogyne javanica (Nematoide-das-galhas); Meloidogyne incognita (Nematoide-das-galhas); Heterodera glycines (Nematoide-de-cisto) e Pratylenchus brachyurus (Nematoide-das-lesões), cujas espécies são as de maior ocorrência no Brasil e afetam diversas culturas, além do controle de Fusarium verticillioides.

Área de soja com aplicação de No-Nema comparado ao padrão fazenda 7 dias após o plantio em Cristalina-GO – Imagem: Luís Fernando Ribeiro de Carvalho, Vittia
Área de soja com aplicação de No-Nema comparado ao padrão fazenda 20 dias após o plantio em Cristalina-GO – Imagem: Luís Fernando Ribeiro de Carvalho, Vittia

 

Nematoide Pratylenchus em microscopia – (Imagem enviada pela pesquisadora Karoline Gunther)

Somente na cultura da soja, os nematoides causam perdas de cerca de R$ 15 bilhões por ano de acordo com a SBN. Os nematoides são vermes que parasitam as raízes, sendo também porta de entrada para fungos de solo, causando prejuízos como diminuição no porte de plantas, amarelecimento da cultura, menor absorção de água e nutriente, acarretando fortemente na queda de produtividade, além de prejudicar as culturas e plantios seguintes. “O problema tende a aumentar se não controlado, por isso seguimos com os estudos que comprovaram a eficácia da aplicação via foliar, inclusive com a possibilidade de potencializar o manejo já realizado no tratamento de sementes ou sulco de semeadura, tornando a proteção mais completa no controle de nematoides”, ressalta Bernardo Vieira, gerente de produtos biológicos do Vittia.

saiba mais sobre o no-nema
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Então clique aqui e encontre o especialista Vittia mais próximo da sua região. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e até agendar uma consulta técnica. Estamos te esperando!
Studio Visual

Recent Posts

VITTIA vence o 26º Prêmio Abrasca de Melhor Relatório Anual

A premiação reconhece os melhores relatórios anuais do país a partir da análise de critérios…

1 semana ago

Práticas de conservação do solo durante o vazio sanitário. Cuidando da biota dos solos!

A produção de grãos brasileira é mundialmente reconhecida. O Brasil permanece, safra após safra, em…

6 meses ago

Vittia conquista Selo Mais Integridade pelo quinto ano consecutivo

Conferido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Selo reconhece as boas práticas de…

8 meses ago

Como os produtos biológicos estão elevando a produtividade?

Na busca incessante por soluções agrícolas que atendam às demandas crescentes da população global e,…

10 meses ago

Doenças foliares na soja e o poder dos fungicidas biológicos

O cenário de manejo fitossanitário das lavouras está mudando: de acordo com Pesquisadores da área…

10 meses ago