Marcelo Ananias, Gerente Técnico do Deptº Agronômico da Vittia
Renato Passos Brandão, Gerente Executivo do Deptº Agronômico da Vittia
As mudanças climáticas estão intensificando os efeitos dos fatores abióticos que atuam nas culturas anuais (algodão, feijoeiro, milho e soja), dentre os quais, temperaturas extremas (frio e calor), veranicos e secas cada vez mais frequentes e duradouras, inundações, irradiação luminosa excessiva e desertificação e salinização dos solos.
O potencial produtivo das culturas anuais é severamente afetado pelos fatores abióticos, podendo interferir no seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.
Portanto, uma agricultura sustentável passa necessariamente pelo conhecimento dos estresses abióticos, os efeitos nas culturas anuais e como mitigá-los.
Uma das formas para reduzir os impactos negativos dos fatores abióticos nas culturas anuais é o uso de biofertilizantes ativando o metabolismo das plantas.
Os biofertilizantes podem ser definidos como sendo os produtos que contenham substâncias ou microrganismos agentes capazes de atuar, direta ou indiretamente nas plantas cultivadas, melhorando a eficiência no uso dos nutrientes, na tolerância aos estresses abióticos, na qualidade dos produtos agrícolas e no aumento da produtividade das culturas.
As principais fontes de biofertilizantes às culturas anuais são as substâncias húmicas (ácidos fúlvicos e ácidos húmicos), aminoácidos, extratos de algas e vegetais, hormônios vegetais, hidrolisados proteicos, polímeros como a quitosana e microrganismos benéficos às plantas destacando-se os fungos e bactérias.
Atualmente, os biofertilizantes da Vittia são formulados com as substâncias húmicas, os L aminoácidos, os extratos de algas marinhas (Ascophyllum nodosum) e os microrganismos benéficos às plantas.
A Vittia disponibiliza dois biofertilizantes às culturas anuais: Bioamino® Extra e Bioenergy®.
O Bioamino® Extra é um biofertilizante formulado com L aminoácidos de cadeias curtas obtidos por meio de biofermentação de compostos de origem vegetal.
O Bioenergy® um biofertilizante formulado com extratos de algas marinhas (Ascophyllum nodosum) e aditivo (glicina).
Os biofertilizantes da Vittia melhoram o metabolismo das plantas tornando-as mais tolerantes ou resistentes aos fatores abióticos e maximizando o potencial produtivo das culturas. São insumos agrícolas diretamente responsáveis pelo vigor das plantas com aumento na produtividade das culturas anuais notadamente em condições adversas.
Os biofertilizantes tem uma ação direta na “vida” do solo. Aumentam a população e a atividade dos microrganismos do solo, permitindo maior ciclagem de nutrientes, produção e liberação de metabólitos microbianos, produção de hormônios de crescimento e a formação de biofilmes nas raízes das plantas que atuam na tolerância aos fatores abióticos, bem como na supressão de doenças e fitonematoides.
Os biofertilizantes permitem maior desenvolvimento do sistema radicular por meio da emissão de novas raízes, melhorando a eficiência das plantas na absorção de água e nutrientes e maior produção de citocinina, hormônio vegetal rejuvenescedor de plantas.
É responsável pelo maior desenvolvimento vegetativo da parte aérea das culturas anuais aumentando a capacidade de produção de fotoassimilados, tornando as plantas mais tolerantes aos fatores abióticos e produtivas.
Promove maior retenção de flores e frutos na fase inicial de desenvolvimento.
Retarda a senescência das folhas, prolongando a produção de fotoassimilados pelas plantas e consequentemente a qualidade dos produtos agrícolas e produtividade das culturas.
Aumentam a eficiência dos mecanismos de defesa das plantas
Melhora a qualidade dos produtos agrícolas – frutos, grãos, fibras, colmos e tubérculos.
Os biofertilizantes também são os responsáveis diretos pela recuperação mais rápida das culturas anuais aos estresses abióticos e fitotoxicidades causadas pelos insumos agrícolas notadamente daqueles em pulverizações foliares.
Os biofertilizantes em culturas anuais podem ser aplicados na fertilização das sementes, sulco de semeadura e adubações foliares.
O Bioenergy® pode ser aplicado na fertilização das sementes, sulco de semeadura e adubações foliares direcionando as aplicações para a pré e pós florada das culturas anuais.
O Bioamino® Extra pode ser aplicado em pulverizações foliares na fase vegetativa e reprodutiva. É o biofertilizante da Vittia mais adequado para a recuperação mais rápida das culturas anuais após os estresses abióticos.
Maiores informações, consulte o nosso Supervisor de Vendas da Vittia.
Ferrugem asiática (soja), mancha da ramulária (algodão), cancro cítrico (citros), ferrugem do cafeeiro (café) e…
A premiação reconhece os melhores relatórios anuais do país a partir da análise de critérios…
A produção de grãos brasileira é mundialmente reconhecida. O Brasil permanece, safra após safra, em…
Conferido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Selo reconhece as boas práticas de…
Na busca incessante por soluções agrícolas que atendam às demandas crescentes da população global e,…
O cenário de manejo fitossanitário das lavouras está mudando: de acordo com Pesquisadores da área…