Fertilizantes Organominerais

Fertilizantes organominerais são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais

Fertilizantes Organominerais

Linha de fertilizantes de solo organominerais com altos teores de carbono orgânico total (COT) são enriquecidos com nutrientes.

Os fertilizantes organominerais conferem uma série de benefícios às plantas e aos solos. Num primeiro momento, os benefícios dos fertilizantes organominerais são mais evidentes nas plantas proporcionando maior desenvolvimento do sistema radicular e vegetativo. Simultaneamente, ocorre a melhoria no potencial produtivo dos solos inclusive com aumento da atividade biológica do solo.

Além dos benefícios proporcionados pelos produtos do Grupo Vittia, os fertilizantes organominerais fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento das culturas.

Substâncias húmicas

As substâncias húmicas são o estágio final da humificação dos resíduos orgânicos do solo e representam a fração mais ativa da matéria orgânica do solo. Os solos com altos teores de substâncias húmicas possuem maior potencial produtivo.

As substâncias húmicas dos produtos do Grupo Vittia, possuem elevado peso molecular e são altamente estáveis nos solos com grande resistência ao ataque microbiano. São compostos orgânicos com grande efeito residual nos solos.

As substâncias húmicas são uma mistura complexa de compostos orgânicos com natureza principalmente coloidal (partículas extremamente pequenas) apresentando propriedades ligeiramente ácidas e com grande interação com as frações minerais do solo.

As substâncias húmicas são classificadas em três frações ou grupos químicos baseada na solubilidade em meio ácido e alcalino: ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e huminas (Stevenson, 1994; Rosa, 1998).

•  Ácidos fúlvicos: Solúveis em meios alcalinos e ácidos.

•  Ácidos húmicos: Solúveis em meio alcalino e insolúveis em meio ácido.

•  Huminas: Insolúveis em meios alcalinos e ácidos.

As principais características das frações das substâncias húmicas estão na Figura 1.

Benefícios

As substâncias húmicas dos produtos do Grupo Vittia, proporcionam uma série de benefícios às plantas e aos solos. A princípio, os benefícios são mais evidentes nas plantas.

Benefícios nos solos

•  Aumenta a capacidade de troca catiônica (CTC) dos solos reduzindo as perdas dos nutrientes catiônicos por lixiviação, tais como potássio, cálcio e magnésio;

•  Neutraliza as substâncias tóxicas nos solos, tais como alumínio e metais pesados (cádmio, chumbo, cromo e selênio), pela formação de complexos orgânicos com alta estabilidade química;

•  Aumenta a disponibilidade do P às plantas com a redução da fixação deste nutriente por meio da complexação dos óxidos de ferro e alumínio e a liberação de parte do fósforo anteriormente adsorvido pela fração mineral do solo;

•  Estimula a atividade dos microrganismos benéficos às plantas fornecendo substâncias húmicas, ácidos orgânicos e outros compostos que servem de energia e de nutrientes.

Benefícios nas plantas

•  Aumenta a capacidade germinativa das sementes e enraizamento das mudas;

•  Estimula o desenvolvimento e a atividade do sistema radicular das plantas proporcionando maior absorção de água e nutrientes;

•  Maior desenvolvimento vegetativo das plantas;

•  Aumenta o teor de clorofila;

•  Maior resistência das plantas aos estresses ambientais, tais como estresse hídrico e variações bruscas na temperatura, e aqueles causados pelos defensivos agrícolas;

•  Maior produtividade das culturas.